quarta-feira, 9 de junho de 2010

Música ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças

Uma pesquisa feita na Universidade de Ben-Gurion, em Israel, sugere que bater palmas no ritmo de músicas tem uma ligação direta com o desenvolvimento de habilidades em crianças e jovens adultos.


“Nós observamos que crianças nos primeiros anos de escola que se envolviam em atividades como cantar, demonstravam diversas habilidades que não eram observadas em crianças que não tinham esse mesmo hábito”, diz Idit Sulkin, um dos pesquisadores envolvidos no estudo. “Outro ponto importante observado foi que crianças que, espontaneamente, acompanhavam as canções batendo palmas, desenvolviam mais rapidamente as capacidades relacionadas à escrita, liam melhor e demonstravam menos erros ao soletrar palavras.”


Warren Brodsky, que supervisionou a pesquisa de Sulkin, diz que o trabalho sugere que crianças que não participam desses tipos de “jogos musicais” também parecem ter maiores riscos de desenvolver problemas de aprendizado, como a dislexia, por exemplo. Os pesquisadores dizem que esse tipo de atividade contribui para treinar e desenvolver determinadas áreas do cérebro. “Essas crianças também parecem ter uma melhor integração social, de acordo com relatos de professores”, observa Brodsky.


Para o estudo, Sulkin propôs um programa de treino musical de dez semanas, que tanto podiam ser ouvir música como acompanhar essas canções batendo palmas. “Em um período muito curto de tempo, as crianças que até então nunca haviam participado desse tipo de atividade desenvolveram habilidades cognitivas de forma mais rápida do que aquelas que não participavam do programa”, diz. Mas os resultados mais proeminentes vieram daquelas que se envolviam em atividades que envolviam bater palmas. O pesquisador aponta que essas atividades fascinavam as crianças, mas que a partir de determinado momento elas eram, por diversas razões, abruptamente substituídas por atividades esportivas.


“Esse tipo de substituição pode ter relações com o processo de desenvolvimento infantil. O instinto de bater palmas acompanhando músicas parece despontar naturalmente nas crianças de 7 anos, em média, e ‘desaparecer’ quando elas atingem os 10 anos”, diz Sulkin. Nessa breve fase, as atividades envolvendo música parecem servir para aperfeiçoar determinadas necessidades de desenvolvimento – como o desenvolvimento emocional, social, fisiológico e cognitivo. É uma transição para a próxima fase do desenvolvimento cerebral, sugere o pesquisador. Sulkin aponta que estudos mais aprofundados sobre o assunto são necessários para entender melhor os efeitos da música no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.


Entretanto, a relação entre música e desenvolvimento intelectual já é bem conhecida dos pesquisadores, e mesmo a moda dos álbuns de música clássica para crianças (o Baby Mozart, por exemplo) foi fruto de pesquisas na área.

E os resultados positivos desse tipo de treino musical aparecem em adultos também. “Essas ‘brincadeiras’ são associadas à infância, mas estudantes universitários que participaram de treinos similares indicaram que haviam melhorado sua atenção e humor”, diz o pesquisador, apontando possíveis utilizações do método para contribuir para o bem-estar na vida adulta também.



Fonte: expressomt.com.br (via cérebro melhor)


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